QUEM SOMOS

.................................................................................


     Pastoral da Juventude do Brasil é uma ação organizada dos jovens que são Igreja junto com seus pastores e com toda comunidade para aprofundar a vivência de sua fé e evangelizar outros jovens com opção evangélica preferencial e consciente pelos jovens das classes populares e pelos jovens marginalizados, em vista da construção de um mundo mais fraterno e justo, a fim de que se transformem em novos homens e novas mulheres, sendo pois agentes da construção da nova sociedade, guiados pelos critérios evangélicos.

     É ação global, coordenada e oficial da Igreja no meio da juventude, animada pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora  da Igreja no Brasil e em profunda sintonia com os objetivos, as prioridades e as orientações das nossas Dioceses.

    A PJ (Pastoral da Juventude) é a organização dos grupos de jovens das paróquias e CEBs dentro de uma pastoral que tem suas próprias coordenações, processo de formação e acompanhamento sistemático. Em alguns lugares utilizam-se outras siglas como PJG (Geral) ou simplesmente PJ. Hoje há clareza sobre alguns pontos importantes:
  • A PJ prioriza o acompanhamento de iniciantes mas também trabalha com militantes. A PJ tem valor em si e não apenas como etapa e preparação de militantes para as pastorais específicas. A maior parte dos coordenadores da PJ são militantes. Alguns destes conseguem trabalhar numa pastoral com maioria de iniciantes. Estes têm um dom para este trabalho enquanto outros se afastam por não encontrarem mais ambiente para discutir seus desafios específicos. Daí a necessidade de uma pastoral de militantes ou pelo menos espaços específicos para os militantes.
  • O processo de iniciação não deve ser identificado apenas com a PJ. As pastorais específicas não são necessariamente pastorais de militantes, como se pensava no passado. Elas também precisam trabalhar seu processo de iniciação.
  • Por causa da sua força (a maior parte dos 30 mil grupos em todo o país) a PJ é uma importante aliada para a articulação das pastorais específicas, sobretudo em áreas onde estas não têm grupos ou contatos. Essa aliança é possível no momento em que o projeto da PJ apresentado é de complementaridade entre as várias PJs e não de competição.